O Manejo Errado de uma Espada

2ª Timóteo 2. 15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Além de um servo do Senhor procurar apresentar-se a Deus aprovado, e como um obreiro que não tem do que se envergonhar. Podemos observar neste versículo do nosso cabeçalho que existe também uma ordem para ele manejar bem a palavra da verdade. Claro que não devemos pensar que obreiro é somente aquele que se dedicou ao serviço exclusivo da obra do Senhor, àqueles que saíram pela fé de seus serviços seculares para se dedicarem exclusivamente à pregação do Evangelho. Todo o verdadeiro cristão é um obreiro, e ele deve ter em mente que; se ele não está sendo usado pelo Senhor para trazer almas perdidas para a salvação, ele pode estar sendo um empecilho para os perdidos conhecerem a Cristo como Senhor e Salvador de suas almas, (Mt 10. 30).

Mas uma coisa que me chama bastante à atenção é a importância que é enfatizada neste texto sobre o manejar bem a palavra da verdade. Segundo os estudiosos do grego a expressão “manejar bem” vem de uma raiz que significa cortar em linha reta. A idéia é de um carpinteiro que usa o serrote para cortar uma tabua na medida certa e com precisão. Ele mede as tabuas nas medidas exatas e depois risca uma linha com seu lápis de carpinteiro, uma linha reta no caso. Para não desperdiçar nem tempo, nem material. Para assim não tomar prejuízo nem dar prejuízo ao seu patrão. Assim também se não manejarmos a palavra de Deus corretamente, nós teremos prejuízo, e causaremos o mesmo na obra de Deus.
Mas algo que me tem chamado bastante à atenção, e a comparação que o escritor aos Hebreus, na direção do Espírito Santo faz da palavra de Deus com uma espada, (Hb 4. 12).
Neste versículo nós aprendemos que ela é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Se nós fizermos uma pesquisa sobre artes marciais, vamos ver que a espada é a arma branca mais mortal que existe. E principalmente a de dois gumes, pois ela pode ferir o oponente, mas também o que a manuseia, se este não souber manejá-la corretamente. Então quando se entra em uma escola de artes marciais, e o aluno se interessa em aprender a esgrima, que é a arte de manipular espadas. Geralmente ele usa uma espada de madeira, ou uma que não tenha cortes e nem pontas. Para que ele não se fira e nem fira os outros, durante o treinamento. E quando se faz uma exibição com espadas verdadeiras, enquanto o iniciante não aprender a manuseá-la corretamente, ele não participa das competições de exibição.

E o impressionante é como vários mestres de artes marciais tem esse cuidado especial com seus alunos e com a reputação de sua escola ou academia. Enquanto que nós membros da igreja de Deus, que é o corpo de Cristo, a entidade instituída pelo próprio Deus através da obra perfeita e eterna do Senhor Jesus Cristo na cruz do calvário. Somos muitas das vezes relaxados com o serviço do Senhor em nossa localidade. Nós não temos que zelar dos nossos alunos, mas temos que cuidar das ovelhas do Senhor. Não temos que preservar a reputação de uma escola, ou de uma empresa qualquer, mas temos que zelar do Precioso Nome de Nosso amado Salvador. O Senhor Jesus Cristo que morreu por nós numa terrível cruz.

Quantas vezes o púlpito está sendo dado para aqueles que não sabem manejar a palavra de Deus corretamente. Quantas vezes pessoa sem um preparo espiritual correto têm saído por ai para evangelizar os perdidos, primeiro sem uma pessoa experiente para orientá-las, depois sem nenhum treinamento de como fazer esse importante serviço de maneira coerente e sem causar prejuízos à obra de Deus.

Agora quanto estrago tem sido feito por aqueles que não manejam, e nem procura manusear a palavra de Deus corretamente. Quantos irmãos que tem ficado feridos por aquele que usam a palavra sem amor, e muitas das vezes as usam como instrumento de vingança contra os outros e não como instrumento de edificação. Um exemplo que podemos observar é quando um irmão peca, ou afasta das reuniões, ou entende um texto bíblico de maneira errado, então vamos lá e ferimos sem remorso a integridade, e a moral do irmão. Usando a palavra de Deus para mostrar o erro dele, mas sem um pingo de misericórdia, em nossa atitude rude, julgando-nos superior ao irmão. Esquecendo assim do ensino da palavra de Deus que se encontra em Gálatas 6. 1: “Irmãos se alguém for surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado”.

Outro exemplo é nos dirigirmos para reunião da igreja, mas quando chegamos lá esperando que o irmão que vá subir ao púlpito traga uma mensagem de edificação para igreja, ou pregue o evangelho com autoridade. E o que acontece? O irmão não tem o dom para essa função, ou não preparou em casa com diligencia e oração o estudo, e muitas das vezes não entendemos o que o irmão está querendo dizer por que este não está manuseando a palavra de Deus corretamente. Então chegamos cheios de esperança querendo ouvir a palavra do Senhor, e saímos vazios sem saber o que o pregador estava querendo dizer. E quando muitas das vezes tem visitas para ouvir o evangelho, nós ficamos totalmente frustrados porque o pregador não se preparou para entregar a mensagem. E a visita nunca mais volta para reunião porque ela achou que iria ouvir algo impactante que poderia mudar a sua vida, mas ficou tentando compreender o que o pregador “escalado” para o dia estava tentando dizer.

Mas o que é ainda pior é a falta de preparo com que nós muita das vezes saímos para evangelizar os perdidos, e muita das vezes fazemos mais estragos do que bem. Quantos que no lugar de anunciar o Senhor Jesus Cristo sai pregando religião, atacando de uma maneira cruel e impiedosa a religião dos outros. Quantos que em uma oportunidade de falar da salvação em Cristo usam para agredir os costumes religiosos dos outros os afastando mais do caminho da salvação.

Eu me lembro de um homem que ao me oferecer para fazer um estudo Bíblico em sua casa, ele me disse de uma maneira estúpida que não aceitaria eu estudar a Bíblia junto com ele, pois os crentes dizem que todos os católicos vão para o inferno, porque são da religião católica. E já ouvi de um rapaz que brigou com um “evangélico”, porque este tinha dito que sua mãe estava no inferno porque era católica.

Ninguém vai para o céu porque é “crente” (no sentido religioso), ou vai por inferno porque é católico. As pessoas que vão para o céu, vão porque reconheceram seus pecados e confiaram de todo o coração que Jesus de Nazaré é o seu Senhor e Salvador pessoal, porque pagou o alto preço da sua redenção na cruz do Calvário. Da mesma forma as pessoas que vão para o inferno, não vão porque são; católicas, espíritas, budistas, confucionistas, evangélicos, e etc. Vão porque são pecadores, e estão mortos em seus delitos e pecados, e mesmo que a religião delas esteja mais de acordo com a Bíblia a palavra de Deus, a religião em si não é suficiente para salvá-las. Ou seja, você pode freqüentar uma religião que se diz seguir a Bíblia, ser batizado, cantar em coral, participar da ceia, e até ser pregador. Mas se você não depositou sua confiança total na Pessoa e na Obra redentora do Senhor Jesus Cristo, recebendo como Senhor e Salvador de sua vida você vai para o inferno, igual o católico, igual o espírita, igual o budista, igual o islamita. Aliás se você acha que é melhor que as pessoas que freqüentam essas religiões, deixe me ser franco com você. Você não é melhor, você é pior que elas. Porque elas estão enganadas por suas religiões e você, sabe o caminho certo, mas prefere se enganar achando que o fato de você freqüentar as reuniões dos crentes (no sentido bíblico) e estar no meio deles faz de você uma pessoa melhor do que as pessoas de outras religiões. Alias ser crente não é ser religioso, mas sim ter uma experiência de salvação pessoal com o Senhor Jesus Cristo. Quando se recebe Ele como Senhor e Salvador pela fé.

Essas pessoas que tentei evangelizar, mas me disseram isso, dificilmente ouvem a verdade porque alguns as prejudicaram dessas formas grotescas. Então isso é que acontecerá se não manejarmos corretamente a palavra de Deus.

Algo que eu gosto de pensar para ilustrar este fato é o caso de Malco, quando o apóstolo Pedro puxou da espada e cortou a sua orelha. Cerca de 50% da audição dele foi arrancada pela espada que Pedro manejou erradamente naquele dia. Mas o interessante é que Pedro fez aquilo para defender o Senhor Jesus Cristo. Então Cristo o repreendeu, e curou a Malco, veja Mt 26. 47-56: Mc 14. 43-49: Lc 22. 47-53: João 18, 1-11.
Malco, se não fosse o Senhor Jesus intervir, e curá-lo ali naquele momento teria que se esforçar para ouvir o que os outros falariam. Pois sua audição foi terrivelmente prejudicada. E o interessante é que sua audição foi prejudicada por quem? Por um servo do Senhor que manejou a espada fora da vontade do Senhor Jesus Cristo, e é por isso que ele foi repreendido. Será que isto não está acontecendo em nossos dias? Será que na tentativa desesperada de defender ao Senhor Jesus Cristo, estamos cortando as orelhas de nossos irmãos? Será que não está acontecendo o mesmo com os descrentes? Porque será que tem havido poucas conversões em nossos dias? Não será por isso?

Quando nós pregamos sem convicção da mensagem, quando pregamos sem amor, quando pregamos sem vivermos, ou sem pelo menos com o propósito de vivê-la na pratica em nossas vidas, quando pregamos por conveniência e etc. Podemos ter a certeza que estaremos manejando erradamente a palavra da verdade. E estaremos correndo o risco de acontecer conosco o que aconteceu com Pedro. Ou seja, no lugar de beneficiarmos os ouvintes da palavra de Deus, estaremos é impedido a eles de ouvi-la com essa atitude nefasta. Pois foi o que Pedro fez com Malco, ele arrancou pela espada metade da capacidade dele de ouvir. Mas pode ser que por não sabermos manejar bem a palavra de Deus, não estaremos arrancando somente metade, mas toda a audição espiritual daqueles que precisam ouvir a boa nova de Salvação em Cristo Jesus, ou dos nossos irmãos que precisam crescer junto conosco na graça e no conhecimento de Nosso Salvador.

Quantas vezes Cristo tem tido que intervir consertando os horríveis erros que nós cometemos com a desculpa da boa intenção, ou da chamada defesa da sã doutrina. Que na realidade não passa de defesa de usos, costumes, tradições e doutrinas meramente humanas. Sem nenhuma base sólida na palavra de Deus. Quantos que estão com os ouvidos cortados para a verdade e simplicidade da palavra de Deus, por causa do chamado evangelho fácil, ou evangelho da prosperidade, porque os “pregadores” dessas heresias não passam na sua maioria de deturpadores, e distorcedores das Sagradas Escrituras. Que Deus nos guarde desse terrível erro. E nos ajude a manejar bem a sua palavra na pureza e simplicidade que ela é. Amém.

Jesué da Silva Andrade.

 


Estudos Bíblicos