Levanta-te, porque O Senhor te Chama!

TEXTO: (João 5:8,14)
"Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda".

INTRODUÇÃO

Nosso Senhor Jesus Cristo nos salva e nos chama a agirmos, e quem dá ouvidos à Sua voz vive dignamente.

Creio que, através deste texto, Deus tem o propósito de levar o cristão desanimado a valorizar-se como Seu filho.

Os ensinamentos da Palavra de Deus são tão preciosos e atuais, que se aplicam em nossas vidas a qualquer tempo e em qualquer circunstância; e O Senhor, através desses ensinamentos, nos leva a caminharmos firmes e seguros na direção dos objetivos que Ele tem para cada um de nós.

Somente o ser humano, dentre todos os demais seres vivos, não é prisioneiro de seu próprio instinto. Pelo contrário, o homem possui um grau de liberdade jamais igualado em toda a natureza. Isto, porque Deus o fez à Sua imagem e semelhança e lhe deu livre arbítrio.

No entanto, é somente de acordo com o querer e efetuar de Deus que o homem é capaz de superar as adversidades, transformar o meio em que vive e suprir suas necessidades. É necessário, tão somente, que esteja atento, vigiando e orando, pois o espírito preparado pelO Espírito Santo é capaz de ouvir e entender a Voz de Deus, e de pôr em prática o Seu precioso convite: "Levanta-te, toma o teu leito e anda".

Betesda, com seus pavilhões cheios de enfermos de toda espécie, onde ecoavam os suspiros e gemidos de dor e desespero, remete-nos aos amontoados humanos nas portas dos hospitais de hoje, varando madrugadas, à espera de algum conforto. À espera de uma cura "milagrosa". À espera de algum médico compassivo, que apareça com autoridade para dizer: “Levanta-te e vem comigo. Cuidarei de ti."

O ocorrido em Betesda é um exemplo atual do vale de lágrimas em que muitos vivem. A Terra está povoada de pessoas sobrecarregadas de ansiedade, de tristeza, preconceitos, violência doméstica, opressão, vazio da alma, desprezo, dificuldade financeira, humilhação, escravidão, rancor, tensões do dia-a-dia, sofrimento de todos os tipos... Para muita gente, a vida tem perdido o significado...

Mas "o passado não tem força para nos impedir de viver no estado de presença agora. Apenas o rancor em relação ao passado pode fazer isso. E o que é rancor? A bagagem de velhos pensamentos e antigas emoções e memórias" (Eckhart Tolle).

O mais importante é que O mesmo MÉDICO dos Médicos, que esteve em Betesda, está vivo e renovando o chamado: "Levanta-te, toma o teu leito e anda". Jesus Cristo veio a este mundo para tratar dos nossos pecados, para perdoar as nossas iniquidades, e para nos tornar conhecido O Caminho da libertação, da Vida e da Paz, que são Ele Próprio!

Havia muitos anos que o paralítico frequentava aquele local. Certo dia, ele ouviu a voz dO Senhor Jesus. O que importa é dar ouvidos à Voz de Deus! Entrega o teu caminho aO Senhor e confia nEle; o mais, Ele fará.

I - O SENHOR TE CHAMA A TE LEVANTARES PARA ELE

"Levanta-te, ..."

Neste texto, Cristo convida a te pores de pé e sair do leito. São inúmeras as vezes que Jesus, para curar alguém, primeiramente, diz: "Levanta-te". O verbo levantar aparece no mínimo 55 vezes na Bíblia. Na história humana, Deus tem demonstrado que tem prazer em levantar pessoas. Aqui, apenas dois exemplos:

"O Senhor levanta do pó o pobre, do monturo levanta o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória." (1Sm 2:8).

"... e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará;... (Tg 5:15).

É doloroso o convívio com pessoas doentias, carregadas de culpa, com grande sentimento de inferioridade, e que vivem a reclamar. No entanto, Deus orienta para a necessidade de se levantar. E é interessante notarmos que, de nós mesmos, nada podemos fazer. Aquele homem levantou-se pelo Poder dO Senhor Jesus Cristo, jamais por si mesmo. Somente Deus tem o poder de levantar o ser humano. Vejamos os textos acima: "O Senhor levanta do pó..."; "...e o Senhor o levantará".

É necessário, portanto, que nos lembremos de que fomos criados à imagem e semelhança de Deus e que, ao nos criar, o Senhor viu que fizera "muito bem". Ficar resmungando pelos cantos, andando p'ra lá e p'ra cá, perdendo sono, achando que a vida não vale a pena... não condiz com a atitude de quem crê em Deus. A fé em nosso Senhor Jesus Cristo é o elo que une a incapacidade humana e a Onipotência divina.

E Ele está dizendo: “Levanta-te”.

O paralítico ouviu a Palavra de Cristo, creu, e foi curado. A mesma Palavra está hoje sendo ouvida. Tenhamos o desejo sincero em nossos corações!

O Espírito Santo sonda nosso entendimento, nossa emoção... nossa vida... Ele nos regenera e nos conduz a uma vida vitoriosa! Amém!

II - O SENHOR TE CHAMA A CONQUISTARES O TEU DOMÍNIO

"... toma o teu leito e anda".

O versículo 9 diz que "imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar".

Assim é conosco! Cristo nos levanta e nos dá vida nova. Por isso, ter de carregar o leito velho agora pode ser constrangedor. Mas Jesus está dizendo para pegarmos o leito e andarmos! O leito é o que resta do passado. Pode estar velho, sujo, estragado, malcheiroso... Mas é nosso. Não vamos agora permitir que esses trapos do passado fiquem jogados por aí, poluindo o ambiente. Não vamos esperar que alguém os carregue por nós. Esse lixo foi nosso até agora. Doravante, ele continua sendo lixo. Mas nós, não. Esses restos de farrapos não servem para mais nada, nem para ninguém. Se possível, toquemos fogo nisso!

"Depois Jesus o encontrou no templo e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior" (v. 14).

O texto não relata que o ex-paralítico estava com a cama velha nas costas. Mas informa que já estava curado! Que maravilha! Agora, esse homem é diferente. Todos notam nele a extraordinária diferença!

JESUS CRISTO fez aquela diferença. JESUS CRISTO faz a diferença. JESUS CRISTO É A DIFERENÇA!

O Senhor quer fazer com cada um de nós exatamente como fez com Abraão, já com a idade avançada e deprimido pelo fato de não ter filho. "Deus o levou para fora da tenda e o fez olhar para cima: ‘Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência’.” (Gn 15:5).

Através do profeta Isaías, A Palavra de Deus vem direta ao nosso encontro e diz: "Os jovens se cansarão e se fatigarão, e cairão, mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão." (Is 40:30-31).

CONCLUSÃO

Há pessoas que só olham para baixo, para as poças d'água suja que ficaram pelo caminho após o temporal. Nem são capazes de perceber o brilho do céu através do reflexo na água. Existem, porém, as que olham para cima. Estas são acostumadas a enxergar as virtudes!

Quem busca a Deus olha para cima, principalmente se esse “olhar para cima” for de joelhos, olhos fechados, com humildade de espírito.

Na Fórmula 1, todos os pilotos têm o mesmo alvo: vencer, ou vencer! Milésimos de segundo fazem a diferença: elegem o vencedor. Os retardatários nem são lembrados.

Ao contrário das vitórias do mundo, O Senhor Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido. Jesus cuida de todos, mas prefere cuidar mais dos retardatários na vida!

Portanto, nós, servos de Cristo, temos muito mais do que milésimos de segundo para sermos diferentes. Temos Jesus! Em Cristo, somos mais que vencedores! Glórias a Deus! Amém!

Genésio de Carvalho

 


Estudos Bíblicos